Câmara

Municipal

secretaria@cmrochedo.ms.gov.br

Horários : 7:00 às 12:00

chuva rápida dá um alívio nos combates aos incêndios no Pantanal

Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Alexandre Pereira enviou um vídeo de uma chuva rápida no Pantanal na região de Corumbá e Porto Murtinho. Não chove em Mato Grosso do Sul há mais de 50 dias.

“Hoje nossas brigadas em Corumbá estavam tentando identificar alguns incêndios na Estrada Parque e se depararam com uma pequena chuva, próximo da região do Passo do Lontra e as nossas brigadas indígenas na terra indígena Kadiwéu também registraram chuva dentro do território indígena. São chuvas pequenas, garoas, mas que já ajudam a aumentar a umidade relativa do ar, diminui a temperatura, ajuda a aumentar a umidade do solo também, isso faz com que os incêndios florestais diminuam, facilita o controle, o combate e a sua extinção”.

Além da região do Pantanal, também choveu na região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, choveu rápido em Ponta Porã e e m Laguna Carapã,  em um total de 3,5mm.

Pior seca dos últimos anos

Os incêndios que atingiram o Pantanal neste ano foram os maiores dos últimos anos. “Percebemos que os focos de incêndios bateram recordes a cada mês. Neste ano, o Pantanal não teve período de cheia, é a pior seca dos últimos 57 anos, que é quando começou a série histórica”, disse o tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior. Ainda é setembro, mas o Pantanal superou o número de incêndios em relação aos anos anteriores: foram 15,8 mil focos de calor.

Fonte: chuva / Foto: Diego Alves